Skip to main content

Se você trabalha com vídeos em sua estratégia de marketing, certamente está em busca de formas de aumentar a sua taxa de conversão. Uma ótima maneira de fazer isso é trabalhando com o teste A/B.

Esse modelo possibilita refinar as suas decisões ao criar e veicular os seus vídeos, garantindo mais chances de impactar a audiência certa, gerando assim, os retornos que você está esperando.

Já ouviu falar em teste A/B, mas nunca pensou em aplicá-lo aos vídeos? Ou não conhece esse conceito e quer saber mais? Então, confira o restante do artigo para descobrir!

O que é o teste A/B e quais as suas vantagens?

O teste A/B consiste em experimentar duas variações de uma mesma peça publicitária para que seja possível determinar aquela que é mais eficaz. Para isso, as duas são veiculadas paralelamente e, depois, seus resultados são comparados.

Com isso, é possível entender as preferências do seu público-alvo com alta precisão até em critérios altamente específicos. Diversos elementos de um conteúdo podem ser testados dessa forma, como o uso das cores, linguagem, posicionamento dos elementos, entre outros.

Realizar testes A/B em seu conteúdo de marketing é bastante benéfico porque possibilita refinar as suas decisões até que todas sejam totalmente estratégicas. É uma ótima maneira de evitar erros e se certificar de que cada elemento do seu conteúdo esteja funcionando a favor dos seus resultados.

Em resumo, veja a seguir as principais vantagens de fazer teste A/B:

  • versatilidade;
  • escalabilidade;
  • precisão nos resultados;
  • monitorável;
  • possibilita conhecer melhor seu público;
  • ajuda a alcançar resultados superiores.

Como usar o teste A/B em vídeos?

Os conteúdos audiovisuais podem gerar resultados superiores ao aproveitar os benefícios do teste A/B.

Uma das principais vantagens de fazer teste A/B é a versatilidade, que se refere a poder aplicar essa ideia em diferentes formatos de conteúdo. Um deles é o vídeo. No entanto, para aproveitar esses benefícios, é preciso saber como aplicá-los a esse formato.

Se você trabalha com audiovisual em sua estratégia, provavelmente enxerga esse tipo de conteúdo como altamente promissor em seu meio. Ele pode gerar resultados ainda superiores ao aproveitar os benefícios do teste A/B.

Conheça a seguir as principais formas de realizar teste A/B em seus vídeos:

  • conheça o perfil do seu público-alvo, seus interesses, preferências e necessidades;
  • teste os diferentes elementos do seu vídeo;
  • analise os resultados do teste A/B considerando o contexto de cada um;
  • faça experimentos relacionados à distribuição do vídeo, como usar diferentes canais para publicá-lo e promovê-lo;
  • faça teste A/B com vídeos patrocinados;
  • cuidado para não atribuir correlação a causalidade.

O que fazer com os resultados do teste A/B em vídeos?

A realização do teste A/B é apenas a primeira parte do seu trabalho. Depois de fazer seus experimentos, é preciso extrair diagnósticos eficazes deles e aplicar o que você aprendeu à sua estratégia.

O seu objetivo deve ser sempre o de compreender ao máximo o perfil do seu público-alvo. O resultado do teste A/B permitirá um olhar específico sobre determinada variação, uma única peça para formar um quebra-cabeças maior.

Além disso, não pense que esse esforço deve ser único. Integre os testes A/B à sua rotina, fazendo esses experimentos em diversos elementos da sua estratégia para que ela se torne cada vez melhor.

Agora que você já sabe do valor do teste A/B para o marketing de vídeo, comece a aplicar essas ideias em sua estratégia. Assim, será possível aproveitar mais conversões ao tomar decisões cada vez mais eficazes.

Que tal continuar por dentro de mais ideias estratégicas para as suas campanhas? Basta assinar a nossa newsletter e começar a receber nossos e-mails.

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP