Skip to main content

Ao trabalhar com qualquer tipo de conteúdo visual, a psicologia das cores é um artifício muito útil que pode ser usado a seu favor. É um exemplo de recurso ao qual todo mundo é suscetível, mas pode não saber utilizar.

A ideia se fundamenta no impacto psicológico causado pelo uso das cores na mídia. Mais do que usar determinadas cores para representar ideias, envolve aproveitar-se da maneira como elas impactam o psicológico do público.

Todo conteúdo audiovisual busca engajar sua audiência. Ao contar com a ajuda da psicologia das cores, é possível se comunicar com seu público a partir de um nível mais profundo, fortalecendo o relacionamento dele com a sua marca.

Neste artigo, você entenderá de uma vez por todas o que é a psicologia das cores e como ela pode funcionar em seu conteúdo de vídeo.

Como funciona a psicologia das cores?

O papel da psicologia das cores é servir como meio para impactar o público de forma significativa usando as cores certas.

O uso das cores certas serve como um canal à parte para se comunicar com as emoções do seu público. Um conteúdo audiovisual pode ser muito mais marcante se estabelecer uma conexão desse nível com a audiência. Para isso, basta conhecer os reais efeitos das cores sobre as pessoas.

Por exemplo, o vermelho é uma cor predominante na marca da rede de fast-food McDonald’s. Entre os efeitos psicológicos causados por essa cor está a fome, o que é muito conveniente para uma empresa do ramo alimentício.

Conheça a seguir as principais emoções que são causadas pelas cores:

  • PRETO: sofisticação, formalidade, mistério;
  • BRANCO: paz, limpeza, esterilidade;
  • VERMELHO: paixão, raiva, fome;
  • VERDE: saúde, renovação, fertilidade;
  • AZUL: tranquilidade, segurança, depressão;
  • AMARELO: alegria, otimismo, esperança;
  • ROXO: sabedoria, realeza, intimidade;
  • ROSA: inocência, romantismo, feminilidade.

Como aplicar a psicologia das cores nos vídeos?

dumela_psicologia-cores_2

O que você deseja conquistar com o seu vídeo?

Agora, que você já conhece o efeito das principais cores sobre o psicológico do seu público, está na hora de conhecer as formas de utilizá-las nos seus vídeos. Afinal, somente é possível alcançar o efeito desejado se a implementação for correta.

Conheça a seguir os principais pontos que requerem a sua atenção ao trabalhar com a psicologia das cores nos seus vídeos.

Entendimento sobre os objetivos

O que você deseja conquistar com o seu vídeo? Ou, melhor dizendo, quais emoções você quer causar na sua audiência? O papel da psicologia das cores é servir como meio para impactar o público de forma significativa usando as cores certas, então é preciso usar essa ferramenta adequadamente.

Se não há entendimento a respeito de quais emoções você deseja causar na audiência, é necessário parar tudo e rever o seu planejamento. Nenhum vídeo deve ser lançado sem uma ideia clara de seus objetivos e metas. Somente depois de fazer isso é que você deve considerar os efeitos das cores a serem escolhidas.

Coerência com o tema do vídeo

Além de alinhar a psicologia das cores com os objetivos do seu vídeo, ela também precisa estar em harmonia com o tema que ele apresenta. Essa é uma forma de consolidar a linha editorial buscada pelo seu vídeo e fazer com que o entendimento dele seja reforçado.

Por exemplo, não faz sentido usar muito amarelo (associado com emoções de alegria e otimismo) em um assunto sóbrio ou triste. Nesse caso, o azul seria uma opção melhor por incitar um sentimento depressivo.

Uso das cores da marca

dumela_psicologia-cores_3

As cores do seu vídeo precisam dialogar com as da sua empresa.

Ao criar um vídeo para a sua empresa, a sua identidade visual deve ser sempre preservada. Afinal, a ideia é que o seu conteúdo seja reconhecido como um produto da sua empresa, facilmente associado a ela a partir de suas formas e cores.

O trabalho com a psicologia das cores não deve entrar em conflito com a identidade visual da sua empresa. Em vez disso, é um trabalho complementar. As cores do seu vídeo precisam dialogar com as da sua empresa, preferencialmente entrando em harmonia em função das emoções que você deseja causar.

Por fim…

Tendo em mente o valor da psicologia das cores para a sua produção em vídeo, o que acha de considerar esse recurso para a sua próxima criação? Leve em conta as informações do artigo e comunique-se diretamente com as emoções do seu público.

Curtiu este artigo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP