5 min. de leitura

Cada vez mais empreendedores têm se preocupado com a construção de um ambiente de trabalho saudável e acolhedor no qual haja um alto nível de engajamento entre os colaboradores, líderes e gestores. Dado o contexto, é muito pertinente perguntar-se o que é cultura organizacional.

Preparamos este conteúdo para que você entenda não apenas o que é cultura organizacional, como também qual a importância de desenvolver esse conceito na empresa e algumas boas práticas para implementá-la. Continue a leitura do conteúdo para saber mais sobre o assunto!

O que é cultura organizacional?

De forma simplificada, cultura organizacional é um amplo conceito que abrange os mais diversos aspectos que compõem uma empresa, como o comportamento, as metodologias de trabalho, a rotina dos colaboradores, a mentalidade e até mesmo a forma como a marca se posiciona no mercado.

Assim como cada pequeno nicho de uma comunidade tem a sua própria cultura, não é diferente em uma organização que é composta por princípios éticos, missões, hierarquias e regras que ajudam a conduzir a forma como se comportam as pessoas que convivem ali.

Por que a cultura organizacional é importante para as empresas?

Entenda o que e cultura organizacional e como implementar na sua empresa2 - Entenda o que é cultura organizacional e como implementar na sua empresa

Cultura organizacional abrange os mais diversos aspectos que compõem uma empresa.

Agora que você já tem uma noção mais precisa sobre o que é cultura organizacional, vale destacar os motivos pelos quais é tão importante construir esse conceito e propagá-lo dentro do seu negócio.

Para que se torne sólida em seu segmento de atuação, toda empresa enfrenta uma série de desafios diariamente, como o desenvolvimento do endomarketing e problemas com a comunicação interna e, é claro, dificuldades para comportamentos e expectativas da equipe com os objetivos do negócio.

dumela banner post ebook1a - Entenda o que é cultura organizacional e como implementar na sua empresa

Sendo assim, podemos afirmar que a implementação da cultura organizacional é importante porque traz benefícios como:

  • orientação para resultados e colaboradores;
  • sensação de pertencimento ao time da empresa;
  • atenção aos detalhes;
  • redução de falhas e retrabalho;
  • mais produtividade;
  • inovação na tomada de decisões;
  • redução da rotatividade de pessoal;
  • processos de recrutamento e seleção mais eficientes;
  • engajamento das equipes;
  • melhoria do clima organizacional.

Como implementar uma cultura organizacional na empresa?

Veja a seguir algumas dicas práticas sobre como afirmar a cultura organizacional de seu negócio para a sua equipe de colaboradores.

Defina os norteadores estratégicos da marca

Um dos pontos mais importantes para que a cultura organizacional seja propagada internamente é definir os pilares que fundamentam a constituição do negócio, isto é, a missão, visão e valores. É essencial que eles componham a cultura da empresa e sirvam como parâmetro para os funcionários, sócios e parceiros.

Os norteadores estratégicos devem estar integrados entre si e precisam servir os propósitos da organização, com o objetivo de aproximar e engajar as equipes que atuam ali todos os dias. Para isso, considere:

  • missão — motivo pelo qual a marca existe (seu papel no mercado e na sociedade);
  • visão — o destino da empresa (onde ela se vê futuramente);
  • valores — a ética que guia as ações da empresa.

Contrate talentos de acordo com a cultura da empresa

Entenda o que e cultura organizacional e como implementar na sua empresa - Entenda o que é cultura organizacional e como implementar na sua empresa

Os norteadores estratégicos devem estar integrados entre si e precisam servir os propósitos da organização.

É muito comum que, para dar conta do crescimento de demandas, o RH acabe cedendo e contratando pessoas sem ter a cultura organizacional como um guia. Nesse processo, candidatos que não compartilham das ideias da empresa acabam integrando o time de talentos.

O problema disso é que o índice de rotatividade entre profissionais que não acreditam na cultura organizacional é muito maior. Portanto, para mudar essa realidade é imprescindível que essa seja uma preocupação levada em conta já nos processos de recrutamento e seleção.

Promova os ideais da empresa por meio de vídeos institucionais

Por fim, mas não menos importante, uma ótima estratégia para afirmar o que é a cultura organizacional da empresa ao seu time de colaboradores é investir na promoção de vídeos institucionais que disseminem os ideais, missões e valores da organização.

O conteúdo em formato audiovisual é absorvido com muito mais facilidade do que por meio de materiais escritos, já que esta é uma forma lúdica e prática de comunicar uma mensagem.

Os vídeos institucionais podem ser reproduzidos em telas estrategicamente distribuídas pela empresa de forma que a equipe possa assisti-los sem que precise parar as suas atividades, como em elevadores, corredores, refeitórios etc.

Como você pôde conferir neste conteúdo sobre o que é cultura organizacional, esse é um conceito que precisa ser implementado na empresa pelo fato de ajudar a firmar os ideais, objetivos e a forma com a qual um negócio se posiciona diante do mercado, da sociedade e, é claro, de sua equipe interna.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa a implementar uma cultura organizacional por meio de estratégias audiovisuais? Então entre em contato com a gente para conhecer nossas soluções!

DUMELA BACKSTAGE

Receba conteúdos especiais sobre produção audiovisual para negócios.

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
oi@dumela.tv
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP