Skip to main content

É preciso considerar muitos aspectos para tornar um material audiovisual agradável aos olhos do espectador. Estou falando de equipamentos utilizados para capturar imagens e áudio, de um bom olhar e, é claro, da iluminação para vídeo, um dos atributos técnicos mais importantes no processo e cujo segredo é equilibrar a relação entre luz e sombra.

Pensando nisso, preparei este conteúdo para apresentar algumas técnicas interessantes de iluminação que você pode colocar em prática nos projetos audiovisuais da sua empresa. Continue a leitura para aprender e não cometer erros comuns de produção!

Contraluz

iluminacao-video_1

O segredo é equilibrar a relação entre luz e sombra.

Como o próprio termo entrega, essa técnica de iluminação para vídeo consiste em capturar a imagem de uma pessoa ou objeto na sombra. Geralmente, o efeito é produzido quando o sol está posicionado atrás do modelo da cena, causando uma espécie de “eclipse” entre ele, o foco de luz e a câmera.

Se você gosta do efeito silhueta (quando o objeto ou personagem fica complemente escuro, aparecendo apenas o seu formato na imagem), a técnica contraluz é uma das melhores maneiras de obter o resultado desejado. A dica é utilizá-la quando o sol estiver se pondo.

Externa em dia de sol (luz natural)

iluminacao-video_2

Cada técnica de iluminação para vídeo gera resultados diferentes.

Books de modelos, ensaios de noivos e muitas outras imagens costumam ser feitas com a boa e velha luz natural, isto é, a luz do sol. Mas essa técnica não se aplica a qualquer situação, certo? É que a luz dura de um dia ensolarado, por exemplo, pode reforçar as marcas (rugas, linhas de expressão e características) do rosto de quem aparece no vídeo.

Para obter uma iluminação bem difusa, nada como um dia nublado. Agora, se a ideia é uma iluminação residual, o pôr do sol pode trazer um resultado interessante. Lembrando que a câmera recebe configurações diferentes para cada situação.

Flare

iluminacao-video_3

O final do dia é o melhor momento para a aplicação da técnica.

Assim como a dica anterior, que tem a luz natural como principal artifício, o flare consiste em usar a incidência de luz do sol pela lateral da lente para causar um efeito, que no caso são manchas luminosas na imagem.

Essa característica é considerada um defeito das lentes objetivas, mas saiba que ela pode ser aproveitada para destacar elementos específicos na cena e até deixar a produção com uma atmosfera de sonho.

O final do dia é o melhor momento para a aplicação da técnica, pois é quando a posição do sol favorece a incidência de raios solares na lente, produzindo uma imagem com brilhos dourados. Lembrando que esse efeito reduz o contraste e dificulta o foco da cena, mas nada que bons profissionais não saibam contornar.

Como você pôde ver, cada técnica de iluminação para vídeo gera resultados diferentes, o que abre uma série de possibilidades. Vale destacar que é fundamental contar com a ajuda de uma produtora experiente para que ela cuide desse e de outros detalhes técnicos desde as primeiras etapas do processo de produção dos seus projetos.

Quer saber como a Dumela Filmes pode ajudar você a produzir conteúdos em vídeo de alta qualidade? Então entre em contato com a gente para conhecer as melhores e mais inovadoras soluções para o mercado de audiovisual!

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP