Skip to main content
6 min. de leitura

O mercado está cada vez mais competitivo e isso não é uma novidade. A questão é o que a sua marca está fazendo para se destacar. Muitas vezes, algumas empresas acabam se destacando menos para o consumidor, pois não conseguem transmitir, de forma objetiva, suas missões e valores. Como fazer isso? Há diversas formas, mas, neste artigo, vamos falar apenas sobre uma: a propaganda institucional.

O consumidor mudou e já não recebe as mensagens de forma passiva. Ele impõe sua opinião e está cada vez mais crítico. Muitos consumidores, por exemplo, escolhem determinados produtos e serviços das empresas que têm os mesmos valores que eles.

Um exemplo disso está na pesquisa realizada em 2019 pela Clutch, companhia americana de análise de plataformas para TI. Ela apontou que 75% dos entrevistados eram mais propensos a comprar produtos de instituições que apoiassem causas com as quais eles se identificassem.

dumela propagandas institucionais 1 - 3 propagandas institucionais incríveis que fizeram sucesso

Muitos clientes escolhem determinados produtos e serviços das empresas que têm os mesmos valores que eles.

Por isso, as marcas precisam deixar claro a que vieram. As propagandas institucionais entram exatamente para fazer isso. Elas são ferramentas eficientes para apresentar suas missões e valores. Com isso, criam um laço emocional para atrair novos clientes e promover a fidelização. Quer entender melhor como funciona esse recurso? Continue a leitura.

Entenda o que é a propaganda institucional e por que ela é tão importante

dumela propagandas institucionais 3 - 3 propagandas institucionais incríveis que fizeram sucesso

O que a sua marca está fazendo para se destacar?

Por trás de toda marca, há uma persona — uma espécie de personagem montado a partir de pesquisas de mercado. Esse perfil tem uma personalidade e um modo de pensar próprio, que é resumido em seus valores e missões. Dessa forma, as propagandas institucionais são usadas para mostrar ao mundo esses princípios, ou seja, vender a imagem da empresa

Elas são diferentes da publicidade promocional, que visa promover um produto ou serviço e costuma ter uma narrativa em torno do benefício daquele item. Às vezes, no entanto, uma mesma propaganda pode vender uma imagem e um produto ao mesmo tempo, como vamos ver em breve.

Na prática, uma peça institucional exibe iniciativas, questionamentos ou posicionamentos da companhia em relação a determinados assuntos. É como se a marca dissesse “essa é a minha opinião em relação a esse tema”. Essa estratégia é utilizada em diversas situações. A seguir, vamos conferir alguns casos em que as empresas recorrem à propaganda institucional:

  • quando estão dando os seus primeiros passos;
  • quando querem engajar novos públicos;
  • após terem sua imagem afetada;
  • quando querem se reposicionar.

E o que a marca ganha com isso? Além de reforçar sua identidade e atrair pessoas com ideias parecidas, uma mensagem visualmente marcante pode ajudá-la a se consolidar no imaginário do público. Isso pode fazer com que potenciais consumidores se lembrem dela no processo de decisão de compra, o que, na publicidade é chamado de “Top of mind”. Agora chega de teoria, vamos ver como alguns vídeos institucionais de sucesso funcionam na prática.

Conheça algumas empresas que mandaram muito bem em suas propagandas institucionais

propaganda2 - 3 propagandas institucionais incríveis que fizeram sucesso

As propagandas institucionais devem apresentar conteúdo relevante e ser criativas.

 

“Agora mesmo vou gravar um vídeo falando sobre as missões e valores da minha empresa.”

Muita calma nessa hora! As propagandas institucionais não podem ser produzidas de qualquer forma. Elas precisam ser desenvolvidas por meio de estratégias, devem apresentar conteúdo relevante e ser criativas. Somente dessa forma poderão atingir seus objetivos. Para exemplificar o que estamos falando, selecionamos algumas propagandas institucionais que realmente fizeram sucesso.

1. Bebê sem papel (Itaú)

O Itaú desenvolveu a propaganda “Bebê sem papel”, de apenas 30 segundos, para incentivar seus clientes a adotarem a fatura digital, e foi um sucesso. A narração fluida, junto com o vídeo fofo do bebê, apela para a emoção do público e faz com que ele compreenda que o papel pode ser usado, mas para situações mais importantes que a impressão da fatura.

2. Time is precious (Nike)

A Nike criou um vídeo institucional ironizando o tempo que as pessoas gastam usando as redes sociais. A campanha, de apenas um minuto, é desenvolvida de forma muito simples, mas consegue transmitir uma mensagem reflexiva.

O narrador explica, de forma irônica, como gastamos o nosso tempo nas redes sociais e, no fim, questiona se estamos nos exercitando. Com linguagem passiva e agressiva, a Nike consegue transmitir um dos seus valores: promover a qualidade de vida para os seus clientes.

3. Somos produtos da natureza (Natura)

A Natura é uma das empresas que conseguem transmitir seus valores e missões em quase todas as suas propagadas. Isso acontece porque sua missão de promover a sustentabilidade é algo muito profundo e que se destaca em toda sua produção e, como consequência, no produto final.

No vídeo institucional “Somos produtos da natureza”, a empresa, além de promover uma linha de produtos, ainda consegue transmitir seus valores de forma harmonizada, objetiva, passando a mensagem da importância de nos conectarmos mais com a natureza.

O consumidor mudou. Ele já não recebe as mensagens de forma passiva. Ele impõe sua opinião e está cada vez mais crítico.

Por fim, você deve ter percebido que as propagandas institucionais exigem uma estratégia, certo? Pois é, não dá para simplesmente publicar uma campanha sem pensar em um roteiro e em toda a produção. Esses atributos, fortemente presentes nas imagens, devem estar de acordo com a identidade visual e com o tom de voz da marca.

É importante, portanto, aprender mais sobre como promover as missões e valores de uma instituição. Afinal, o resultado visto na tela, além de marcante, precisa ser fiel. Vimos alguns casos em que a propaganda institucional cumpriu a missão com sucesso.

Além da propaganda institucional, existem diversas outras maneiras de promover um negócio com o audiovisual em um negócio. Saiba como o vídeo pode ser uma estratégia diferenciada de marketing corporativo.

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP