Desde pequenos, nós somos estimulados a aprender por meio de imagens. Você já parou para pensar em como os elementos visuais podem transmitir ideias de forma eficiente mesmo sem a presença de texto?
O conceito de visual thinking utiliza esse cenário propondo um pensamento visual como ferramenta para entender e solucionar ideias no meio corporativo. Quer compreender melhor essa estratégia? Então, continue a leitura!
O que é visual thinking?

O visual thinking utiliza palavras, ícones e formas.
A expressão visual thinking é a tradução em inglês para “pensamento visual“, ou seja, a utilização de elementos gráficos para organizar informações e ideias. A técnica utiliza a parte do cérebro responsável pela emoção e pela criatividade.
No entanto, isso não significa a simples troca de palavras por ilustrações. A verdade é que você não precisa ser um exímio desenhista para apostar nessa ferramenta. O visual thinking utiliza palavras, ícones e formas para apresentar uma nova comunicação de fácil entendimento.
Por que o visual thinking virou tendência?

Tornar as reuniões e apresentações de projetos mais memoráveis e interessantes.
Você, provavelmente, já escutou a expressão “Entendeu? Ou quer que eu desenhe?”. Apesar de ser um pouco rude, essa ideia diz muito sobre o poder de interpretação que uma ideia visual pode trazer.
O fato é que, muitas vezes, utilizar apenas palavras não é o suficiente para transmitir uma ideia e sintetizar um projeto. Assim, recorrendo ao visual thinking, é possível tornar as reuniões de trabalho e apresentações de projetos mais memoráveis e interessantes.
Como o visual thinking ajuda no entendimento?

O storyboard é um guia visual ilustrado.
Você já ouviu falar em storyboard? O storyboard é um guia visual ilustrado que mostra as cenas de um vídeo quadro a quadro. Ou seja, ele é basicamente uma ferramenta de planejamento que utiliza a técnica de visual thinking para transmitir o enredo de forma que ele seja mais bem entendido.
Esse é um bom exemplo de como, na maioria das vezes, a linguagem gráfica consegue retratar de forma mais simples o que o texto não dá conta de representar. Isso acontece porque as imagens ajudam na criação de uma descrição mais lúdica e de fácil memorização. Além disso, a técnica também torna as informações mais intuitivas e atraentes.
Como utilizar o visual thinking?

A técnica pode ser utilizada para os mais diversos propósitos dentro de sua empresa.
Algumas pessoas têm essa habilidade naturalmente – por exemplo, aquele seu colega de escola que vivia rabiscando o conteúdo das aulas. No entanto, isso não impede que as outras pessoas também consigam desenvolver a técnica.
Na prática, a utilização de diagramas e infográficos, por exemplo, já pode ser uma grande aliada para estimular o entendimento da equipe em reuniões e relatórios.
O fato é que não existe certo ou errado, o importante é inovar e pensar em formas que facilitem a apresentação das ideias. Tente elaborar rascunhos e desenhos enquanto estiver pensando e estimule o seu time a fazer o mesmo.
O visual thinking é um método que utiliza elementos visuais para expressar pensamentos e projetos de forma mais intuitiva e criativa. A técnica pode ser utilizada para os mais diversos propósitos dentro de sua empresa, por isso, vale a pena experimentar.
Gostou do post? Então, compartilhe-o nas redes sociais e ajude mais pessoas a entenderem esse conceito.