4 min. de leitura

Uma das técnicas que você pode usar para impulsionar o sucesso da sua estratégia de vídeo marketing é a dos gatilhos mentais. São mecanismos que você aplica em seu conteúdo para incitar certas reações no seu público e, assim, alavancar o potencial dos seus resultados.

No entanto, é importante saber que existem diversos tipos de gatilhos mentais que funcionam de maneiras bem distintas. Para ter sucesso ao utilizá-los, é necessário considerar as características do seu público-alvo e do seu conteúdo.

Seja a venda de um produto ou serviço, a promoção de um webinar ou, até mesmo, um conteúdo institucional. Não importa o que você deseja vender com o vídeo marketing, é possível impulsionar o seu potencial de sucesso usando gatilhos mentais.

Quer saber mais? Conheça a seguir, 5 gatilhos mentais para usar como estratégia de vídeo marketing!

1. Autoridade

As pessoas tendem a preferir fazer negócio com quem elas confiam. Esse movimento é ainda mais garantido se enxergam uma empresa como autoridade em seu segmento, o que aumenta consideravelmente essa taxa de confiança.

Tal autoridade pode ser construída a partir das suas decisões estratégicas. Experimente usar o marketing de conteúdo para publicar vídeos que agreguem valor ao seu público. Essas pessoas enxergarão a sua empresa como alguém que entende do que faz.

2. Escassez

O gatilho mental da escassez envolve dar a impressão de que algo está para acabar, então é preciso se apressar para obtê-lo. Ele se apoia na ideia de que algo se torna mais atrativo quando há a possibilidade de perdê-lo.

Por exemplo, para utilizar esse gatilho mental em sua estratégia de vídeo marketing, você pode destacar uma oferta de estoque limitado, deixando claro que existe um número mínimo de produtos disponíveis à venda.

3. Prova social

Uma mensagem de marketing, especialmente uma de vídeo, tem muito mais força se fica nítido que outras pessoas enxergam valor nela. Isso se trata do gatilho mental da prova social, que é capaz de aumentar consideravelmente o seu potencial de sucesso.

O gatilho mental da prova social pode ser usado em seus vídeos na forma de depoimentos de clientes, destacando a experiência deles com a sua empresa, ou até mesmo mostrando que um grande número de pessoas usam seu produto.

4. Reciprocidade

blog gatilhos mentais videos dumela1a - 5 gatilhos mentais para usar como estratégia de vídeo marketing

Ensine algo ao seu público, ajude-o a completar uma tarefa.

A reciprocidade como gatilho mental se baseia em oferecer algum valor ao seu potencial cliente para que ele se sinta motivado a retribuir de alguma forma, seja com uma compra ou simplesmente com o interesse dele.

Em uma estratégia de vídeo marketing, o gatilho mental da reciprocidade pode ser empregado ao entregar valor na forma do seu conteúdo. Ensine algo ao seu público, ajude-o a completar uma tarefa para que ele se sinta inclinado a engajar mais com as suas ofertas.

5. Urgência

Capaz de imprimir um senso de imediatismo no público de maneira semelhante ao gatilho mental da escassez, a urgência dá a impressão de que o tempo está se esgotando. É uma ótima maneira de, por meio dos seus vídeos, vencer a indecisão do público e fazer com que ele tome uma atitude.

Para usar esse gatilho mental, basta imprimir um senso de que a sua oferta é por tempo limitado, por exemplo. Estabeleça um prazo nítido, preferencialmente que esteja bastante próximo.

A partir do uso de gatilhos mentais em sua estratégia de vídeo marketing, será possível obter as reações que você está buscando em seu público. Trata-se de um meio bastante eficaz para ativar as emoções das pessoas, então certifique-se de escolher os gatilhos que mais fazem sentido para os seus objetivos.

Aprenda mais sobre como alavancar os seus resultados com a ajuda dos vídeos. Basta cadastrar o seu e-mail para começar a receber a nossa newsletter!